Você sabia que conforme a mudança de clima e temperatura decorrentes das estações do ano, nossa pele e nosso couro cabeludo sentem e precisam de atenção?
Nossa pele nos dá sinais de que precisa de maior hidratação e com nosso cabelo não é diferente.
No verão, do qual nos despedimos a poucos dias, nossos fios ficam mais expostos ao sol, mar, vento, piscina e precisam de cuidado redobrado, é a época do ano que eles mais sofrem já que os raios solares têm a capacidade de oxidar a queratina, principal proteína dos fios, deixando-os ressecados. Os raios UVB e UVA são grandes vilões da saúde do cabelo e podem causar o desbotamento da cor, independente de ser um cabelo tingido ou natural.
Já no outono, por ser uma época do ano mais seca, os fios tendem a ficar mais ressecados nas pontas e com a raiz enfraquecida, levando à queda. Importante nessa época apostar em reconstruções capilares e máscaras de nutrição, além de evitar o uso de secador.
No inverno com o clima mais frio, temos uma menor produção de glândulas sebáceas, as lavagens podem ser reduzidas e quando acontecem são feitas com água mais quente, esses dois fatores e o uso do secador de forma mais presente, resulta em fios ressecados e com raíz oleosa. Por isso, invista em hidratações mais profundas, use protetor térmico antes de utilizar o secador e se possível, opte por lavar com água morna e em momentos do dia que possa deixar o cabelo secar naturalmente.
E por fim a primavera, que chega sempre linda e florida e os fios também agradecem sua chegada, pois a temperatura não é tão fria para gerar queda e nem tão quente para danificar os fios. Porém, por anteceder o verão, são necessários alguns cuidados que preparem o cabelo para a próxima estação. Aproveite essa época para hidratar, tirar as pontas e deixá-lo solto.
Outros fatores que ajudam a manter os fios saudáveis:
*Não dormir com o cabelo úmido ou molhado;
*Aplicar condicionador e máscara apenas no comprimento e pontas do cabelo;
*Usar a quantidade de shampoo de acordo com o comprimento e grossura dos fios;
*Apostar em produtos compatíveis com a necessidade do cabelo;
*Ter seus exames em dia, pois o desequilíbrio dos hormônios pode enfraquecer os fios provocando quedas;
*Buscar ajuda médica para identificar como está a absorção de vitaminas no seu organismo;
*Buscar formas de evitar o estresse;
*Se possível, deixar o cabelo mais solto do que preso;
*Evitar lavar o cabelo com água quente.
E independente da estação do ano, vale lembrar que não é segredo pra ninguém que a alimentação reflete na pele e no cabelo, por isso, beber bastante água, investir em uma alimentação saudável e praticar atividade física são as melhores escolhas a serem feitas sempre, essas ações atreladas à produtos do bem e as dicas acima, é a certeza de fios saudáveis e brilhosos o ano inteiro.