0
Seu carrinho está vazio :(
Blog

Como a pele absorve os produtos?

Publicado em 01.04.2022 |
18 visualizações

Diariamente utilizamos produtos que são aplicados no corpo como desodorante, loções e óleos corporais, cremes para o rosto atrelados a outros produtos de cuidado pessoal como shampoo e condicionado. Diante disso, é primordial que as indústrias de cosméticos desenvolvam formulações seguras e eficazes para a saúde da pele. Entender as particularidades e funcionalidades não só da pele e corpo, como também dos ingredientes utilizados no desenvolvimento de produtos, são a base para a produção de um cosmético de sucesso. 

Como sabemos, a pele é o maior órgão humano e além de regular a temperatura corporal e oferecer sensibilidade, ele protege o corpo de agressores externos como vírus, bactérias e fungos. Ela tem algumas camadas e a mais externa chamada epiderme, é responsável pela proteção, tendo terminações nervosas que recebem e enviam informações e alertas para o sistema nervoso, por isso inclusive, a importância de pensar no desenvolvimento de um produto como um todo, no seu toque, visual e aroma. Esses três aspectos são responsáveis por proporcionar a decisão e a experiência do consumidor.

Para que os cosméticos de fato consigam oferecer benefícios como hidratação, luminosidade e até prevenção do envelhecimento, eles precisam ultrapassar uma camada que é composta por células mortas da epiderme, e escolher os ingredientes certos, sejam eles ativos ou veículos de absorção, são fundamentais. Além disso, esfoliação e peelings favorecem essa penetração, e de acordo com a ação esperada, pode-se adequar o tamanho da partícula, a concentração e o PH dos ativos.


É possível saber a porcentagem de absorção de um produto na minha pele?
É possível identificar através de testes específicos, a porcentagem de penetração de ativos de uma fórmula em sua pele. É importante lembrar: Absorção, penetração e permeação são coisas diferentes.


Qual a diferença de: Absorção, penetração e permeação?
Absorção: Os ingredientes ativos de um produto atingem a corrente sanguínea;

Penetração: Os ingredientes ativos atingem apenas a epiderme;

Permeação: Os ingredientes ativos atingem a derme (camada abaixo da epiderme), mas não chega a atingir os vasos sanguíneos.


É possível identificar quais ingredientes têm maior afinidade com minha pele e cabelo?
Sim. É normal perceber os produtos que mais dão certo para seu tipo de pele e cabelos fazendo uso dos mesmos. Para maior rapidez e assertividade nesse processo de identificação, uma dermatologista certamente irá lhe ajudar.

Como sei que um produto é do bem?
Observando os ingredientes da composição. Quanto mais rico em ingredientes naturais e orgânicos, mais benéfico será para seu organismo de modo geral.

Um produto de sucesso exige vários pontos de atenção e peculiaridades, e ler os rótulos sempre será a melhor forma para entender melhor os ingredientes que sua pele pode estar absorvendo e o quanto isso impacta positivamente na sua saúde.

Cuidar de si é um prazer.

Faça boas escolhas e cuide-se com produtos do bem.

Fonte: KHODR, Ahmed de Assis. Cosméticos para a pele, panorama histórico e econômico, matérias-primas e processos, aspectos de absorção e legislação aplicável. ufscar.br, 2020. Disponível em:

20220310142658_FOTO_TEXTO_BLOG

Reserva Brasil Cosméticos e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.